Páginas

domingo, 28 de novembro de 2010

Recomendacóes básicas

CAMBIO DE MOEDA NA ADUANA PERUANA:
Na aduana tem um posto de cambio, que opera apenas com dolares e soles (a unidade monetaria no Chile eh o Sol). US$ 1,00 troca-se por S/. 2,76 (soles).
A funcionaria, muito amavel, deu-me algumas recomendacoes para ingressar no Peru, como segue:
1. nunca pegue qualquer taxi, porque é perigoso; apenas os da bandeira AB ou 114 (indicados no teto nos carros);
2. não vah ao centro de compras de eletronicos de Tacna, porque eh perigoso;
3. caso resolva ir, não fique após as 17 horas, porque eh ainda mais perigoso;
4. não ande sozinho pelas ruas, porque eh perigoso;
5. nunca, em hipotese alguma, conte dinheiro na rua, porque eh perigoso;
6. nunca, em hipotese alguma, fale ao celular na rua, porque eh perigoso;
7. nunca tire fotografia na rua, porque eh perigoso, e provavelmente voce ira perder a maquina;
8. cuidado com as cedulas falsas, porque os estrangeijos são mais visados;
9. não estacione o carro na rua, porque eh perigoso;
10. se tiver de abrir o carro na rua, seja rapido, porque eh perigoso;
11. cuidado com os batedores de carteira, porque sáo perigosos.
Depois disso tudo eu agradeci a delicadeza de tanta sinceridade, e fiquei com uma vontade danada de perguntar: “como eu faco para sair daqui?”...
Confesso que entrei no Peru, sobressaltado, e fui direto para o Hotel (com garage fechada, eh claro). Hotel barato. Comida barata. Taxi barato (sim, eu fui!). Combustivel eu não sei se eh barato, porque preciso fazer as contas; aqui eles cobram por galao, não por litro.
SEGURO CONTRA ACIDENTES PESSOAIS:
Muita gente me falou do que eh mais questionado pela policia peruana, o tal seguro contra acidentes. Para evitar problemas, em Tacna fui a uma corretora de seguros e contratei o dito cujo, com cobertura de US$ 20.000,00, para 30 dias, ao preco de US$ 30,00!! Levou uma eternidade para a menina da corretora preencher tanta papelada para sair a apolice. O seguro é contra acidentes para cobrir danos materiais e pessoais. Náo é o SOAT (seguro obrigatório apenas para veículos peruanos, náo para estrangeiros). A Corretora que me atendeu foi a “Positiva”, no centro.

P1020470

Veículo popular no Peru

P1020469

4 comentários:

  1. Depois falam que Bagdá é perigosa!!!!! Perto disso, é a Suiça! Abcs, Fábio

    ResponderExcluir
  2. Nossa pai... que lugarzinho hein! Nem tô preocupada agora!!!
    Eu espero que o meu vô nem veja isso!!!
    Quando vc sair faz cara de mau... faz de conta q vc é perigoso tb!

    ResponderExcluir
  3. Que garota sincera!!! rsrs acho que já sei o que vou abrir aí na entrada do Peru: uma corretora de seguros (de vida, equipamentos) hehehe
    Na Praça da República a coisa não é muito diferente hein todas as recomendações acima são totalmente válidas
    Forte abraço
    Eri

    ResponderExcluir
  4. Eri, uma corretora para vender a quem?? (rsrsrs) A pobreza no Peru eh imensa. Estou hj na capital, Lima, que parece ser outro pais (embora as ruas nao tenham tantas faixas de pedestres e nao se pode confiar nas mesuras dos dignos condutores). Quem vai a Lima fica sem conhecer o Peru. Um dos maiores patrimonios historicos do Peru,as linhas de Nazca estao devassadas. Hah na estrada uma cerca de arame e um aviso mal colocado para dizer "nao ingresse no sitio"... Tem na estrada um mirador que vc paga 2 soles para ver algumas figuras. Eh incrivel como um patrimonio desse possa ficar dessa maneira. Abraco, R.

    ResponderExcluir