Páginas

sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Lima, Peru

03.12. Odômetro em 33.303 km. Foram 274 km desde Barrancas (incluindo o desvio para visitar Caral). Lima nâo tem mapa digitalizado, portanto esqueça o GPS. As obras na Rodovia Panamericana desviam o trânsito no perímetro urbano. Saindo da Panamericana e indo para a "Via de Evitamiento" (algo como a Marginal Tietê), encontram-se mais obras, mais desvios, menos placas, indicaçóes confusas, ausência de policiais para orientar o trânsito. Cheguei por volta das 17h00, portanto na hora de movimento intenso, numa sexta-feira. Trânsito caótico. Os peruanos buzinam demais, e muitos deles ainda usam um apito... Além de buzinar, apitam!!! Conclusáo: entrar em Lima foi um grande transtorno. A cidade tem um lado moderno e outro maior, precário. A sinalizaçáo näo é boa. Mas é um grande contraste com a outra parte do Peru vista até aqui. O bairro chique é Miraflores e San Ysidro. O melhor shopping center é o Larcomar, em Miraflores, construído abaixo do nível da rua, de frente para o mar, acompanhando o desnível das falésias do lugar. Amanhâ é dia de visitar o museu nacional e aprender mais sobre o Império Inca, e civilizaçóes anteriores.
A cidade de Lima é cinza, tempo encoberto. Aqui nunca chove. O sol aparece pouquíssimas vezes.
OBS: Peru nâo significa a ave galinácea que comemos no Natal. A tal ave, em espanhol, é "pavo". Segundo me disseram aqui, Peru vem de "Piru", um povo encontrado ao norte do território pelos espanhóis.

foto (5)
(Vista do Oceano Pacífico, a partir do Shopping Larcomar)

foto (3)
(Centro de Lima)

2 comentários:

  1. A civilização tem o seu valor, não? Aproveite e tome um bom pisco sur e coma um ceviche, a gastronomia peruana (acho que a de Lima, por tudo que você relatou, é excelente). Ontem fui com umas amigas num restaurante peruano daqui em sua homenagem, tim-tim!

    ResponderExcluir
  2. oi Ana. Vou deixar para comer a comida peruana em São Paulo... rsrs Beijo.

    ResponderExcluir