Páginas

sábado, 4 de dezembro de 2010

De Paracas a Huarmey


29.11. Um dia inteiro de viagem, cerca de 9 horas, para percorrer 564 km ateh Huarmey (hospedagem no Hotel Giraldo, por 70 soles, cerca de R$ 45,00). Outra vez: estrada dificil, muitas obras na rodovia, desvios, movimento intenso de caminhoes, muitos pontos do esquema "pare-e-siga", com suas esperas tradicionais e os motoristas descendo dos caminhoes para urinar na pista... (nao eh brincadeira). No km 160 da Panamericana, antes de Barranca, um policial me parou e disse que eu nao podia transitar na contra-mao. O problema eh que eu NAO ESTAVA na contra-mao, mas ele dizia que sim; dizia que ali eh proibido ultrapassar (eu nao ultrapassava ninguem); que havia moradias por perto; que era perigoso etc e tal..., ateh ver que todos os meus documentos estavam em ordem, e ainda assim dizia que iria ter de emitir uma multa porque eu estava fazendo uma ultrapassagem proibida (eu nao estava, e tampouco era proibido ultrapassar naquele local). SALVO (advinhem!!) se eu pudesse contribuir de alguma maneira para suprir o "incentivo" que eles tem para lavrar multas. Descobri em Lima, a divisao do Ministerio Publico especializada para casos dessa natureza...
Os numeros de telefone para denuncia sao: 2764840; 2762875; e 2760361.
O Governo tambem criou a RPT (rede de protecao ao turista), que pode ser acionada 24 horas em Lima (fone 511-574-8000) ou pelo e-mail: iperu@promperu.gob.pe
Em Cuzco: (084) 23-7364 ou (084) 21-1104, ou pelo e-mail:
iperucuzco@promperu.gob.pe

2 comentários:

  1. Que absurdo, nossa fiquei revoltada, você fez a denúncia não fez? Ja vi que tem que ser levada uma reserva de dinheiro só para essas posturas...se cuida, bjos,

    ResponderExcluir
  2. Oi, Ana. Nao precisa dinheiro, nao. Eh soh aprender como lidar com os sujeitos e essas situacoes. Basicamente duas coisas: 1) nunca admitir que cometeu uma infracao (ateh porque a gente nao vai ao pais vizinho para infringir as regras); 2) nao se intimidar com a conversinha fiada de que a multa ira custar 1.200 soles e que irao reter a sua carteira de motorista. A retencao de documentos e do veiculo soh eh possivel se estiverem irregulares; com documentos em ordem, nao se pode fazer a apreensao. De acordo com a lei peruana, se ocorrer o reconhecimento da infracao, o condutor NAO tem mais direito de defesa... Se o condutor insiste que nao cometeu a infracao, ele pode insistir no direito de produzir uma defesa. Capiche? Bj, Rafael.

    ResponderExcluir