Páginas

sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

Seguro do Jipe no Perú

As informações sobre o seguro obrigatório no Perú eram inconclusas. Alguns amigos relataram a exigência de um "seguro internacional", outros de um "selo" afixado no parabrisas, mas vamos passar isso a limpo.
1. O seguro obrigatório de veículos no Perú (similar ao nosso DPVAT) se chama "SOAT", e gera um selo que é afixado no parabrisa. Esse seguro somente é válido para veículos nacionais, carros do Perú. Não serve para veículos estrangeiros que transitam pelo país. Portanto, não adianta comprá-lo.
2. Para veículos estrangeiros é preciso contratar um seguro contra acidentes. Esse seguro é comprado dentro do Perú. Entrei pela fronteira do Chile (Arica). A primeira cidade peruana é Tacna (cerca de 40 km da fronteira). Lá procurei uma corretora de seguros e contratei por 30 dias. Custou US$ 30,00 (pago em dólares). Vide formulário abaixo.
Não ter o seguro é problema garantido com a polícia peruana, que sempre ameaça fazer a apreensão do veículo, por considerá-lo irregular, ou apreensão da licença de condutor (CNH). Eles não podem apreender um veículo com documentação regular. Sem o seguro, vão fazer alguma exigência mais cara do que pagar o seguro.
3. Quem for para lá, providencie uma cópia de segurança da apólice. O policial vai querer pegar a apólice na mão.

Seguro Peru

La Positiva

2 comentários:

  1. Nossa, Rafael, já vi que tudo que envolve polícia no Perú é complicado, não? essa viagem eu só poderia fazer neste ano, pois uma das resoluções de ano novo é não me estressar (muito)..e como em 2010 ainda não tinha essa resolução acho que seria difícil...mas, como pretendo cumpri-la, nada de Perú este ano, para que eu consiga esse feito (sem trocadilhos, certo? bjos,

    ResponderExcluir
  2. oi Ana, a gente aprende a lidar com eles. Pode parecer complicado, mas é só a gente saber até que ponto eles podem ir sem incidir no excesso "bajo responsabilidad"... Beijo.

    ResponderExcluir