Páginas

quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Quito, Ecuador. Latitude ZERO!!

P1020892 P1020858

P1020807

Como a erupção do Vulcão no Ecuador impediu o meu trânsito em direção à Capital, aguardei por dois dias que o governo do Ecuador alterasse as rotas de avião e que estas voltassem ao normal. Segui para lá de avião. Quito é uma cidade antiga com coisas modernas. Economia à base do dólar americano (a moeda oficial do país). Fiquei por lá 5 dias, graças a um pacote comprado em Lima, que foi uma verdadeira moleza. Roupa no Ecuador é caríssima. Taxi é baratíssimo. Refeição é barato. Não é um país de compras, mas de muita história. Quem for para lá deve contratar como guia o Maurício Baus, da Magallanes Travel (fone 593-2-2463547; e celular 593-9-9800975), que além de guia é um ótimo professor de história. Muitas coisas para ver no Ecuador, a começar do momumento "Mitad del Mundo", além de Igreja da Companhia de Jesus, ricamente decorada em ouro. Outros locais dignos de visitação: Parque El Ejido, Mercado Indígena, Parque Carolina, Museu Etnográfico, Centro Cultural Metropolitano, Palácio Presidencial e o Centro Cultural Arzobispal. Também fui a Otavalo, cerca de 100 km de Quito, onde se dizia ter o maior mercado de artezanato da América Latina. Fui e constatei que não é tão relevante assim... Mas a caminho de Otavalo é que se passa pelo ponto "latitude zero", onde está, de fato, o cruzamento do Trópico do Ecuador. O GPS ali aponta coordenadas: 00º00".
Outras dicas para Quito: Shopping center: Quito Centro. Cabeleireira Rita Sipatowa (Av. 6 de dezembro, em frente ao Mall e ao estádio de futebol). Restaurante Il Risoto, na Av. Eloy Alfaro, +/- 2.600 (mas não peça Risoto, porque não usam o arroz apropriado!!). Calle La Ronda (rua espanhola na parte histórica da cidade). Parque Metropolitano. Museu de Osvaldo Wuaijaramin. Chocolate La Universal (peça o Rio Ahiba).
Dia 12.12.2010, voltei para Lima, onde deixei o Jipe. Preciso seguir em direção a Cuzco, onde vou me encontrar com o meu Filho, Rafa.

P1020804
Nesta foto, as indicações "norte e sul", na linha de divisão do mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário